domingo, 26 de maio de 2013

Guarda Municipal: Assembléias dias 27 e 29, Risco de Greve e Outros


Informe Oficial da Comissão de Servidores
do PCCV_GCMR em 26.05.13

      


       Que possamos ter o discernimento para cada ocasião, bem como vermos a luz no final do túnel e chegarmos com êxito a vitória, e que o auxilio e o amor do Mestre Jesus, sejam sempre o Caminho que nos Guia!


Pautas do Informe:

  • Assembléia Especifica da Guarda Municipal dia 29 ás 09h na AGIS;
  • Ausência de Sinalização da Prefeitura Poderá Levar os Guardas a Optarem Pela Greve;
  • Nova Assembléia Sindsepre Segunda(27) ás 09h na Prefeitura;
  • Sexta-feira(24) na Mesa de Negociação Prefeitura propõe 6,49% para Novembro;
  • Secretário de Administração Marconi Muzzio recebe representantes da Guarda Municipal;
  • Comissão do PCCV se Reúne na terça-feira(28);
  • Guardas Municipais se Encontram em Delegacia;
  • Oração e Prece;
  • Pra refletir - O Analfabeto Político.




Assembléia Especifica
da Guarda Municipal
dia 29 ás 09h na AGIS


        A Agis, o Sindguardas, o Sindsepre e a Comissão do PCCV_GCMR convocam toda a categoria dos Guardas Municipais do Recife a participarem de uma Assembléia Geral que será realizada ás 09h na sede da Associação, localizada a Rua dos Palmares s/n – Boa Vista – Recife/PE. Tendo como pauta a Decretação do Estado de Greve da Categoria. A mesma é fruto de acatamento a iniciativa de resolução do Fórum dos servidores municipais. Anexo Edital: Edital Assembléia 29_05_13 - Agis, Sindguardas e Sindsepre.jpg





Ausência de Sinalização
da Prefeitura Poderá
Levar os Guardas a
Optarem Pela Greve


        Há riscos de que a ausência de sinalização concreta da Prefeitura, com datas e com o que, ascendendo a sentimentos de frustração, de engano e de descompromisso com a classe, poderá levar os Guardas a optarem pela Greve! Pois o Plano de Cargos e Carreira da categoria, que teve um dos seus itens enviados em outubro/2012 a Câmara Municipal, o PL_019/2012, modificando o sistema de Ascensão na Carreira, e que atendendo a um pedido em Dezembro, deixou-se de fazer mobilizações para aprovação do mesmo no poder legislativo municipal, mas desde Julho/2012 o atual Prefeito conversou com a Comissão do PCCV_GCMR, e já é chegado quase o final do quinto mês da gestão, e a categoria começa a dá sinais de descrença. As pressões veem de todos os lados, pois num universo onde 95% atende, é ciente e faz a sua parte, a expectativa e o tempo andam em linhas opostas, a pressão é tanta que o Presidente do Sindguardas SI Reinaldo Valença, mesmo tendo na sexta-feira(24) se reunido com o Secretário Marconi Muzzio (Administração) e com alguns membros da Comissão, em seu Facebook neste último sábado(26) não agüentou as pressões. Somos cientes que Valença é um companheiro de primeira hora, que sempre lutou pela categoria, e que possui valores, bem como todos os demais companheiros da Comissão, todos são voluntários, dedicados e empenhados em uma missão que confiada foi pela categoria aos mesmos em assembléia coletiva realizada pela Agis, Sindsepre e Sindguardas, e que acreditamos nós, está tão perto de se concretizar, fato este, que mesmo sendo uma expectativa, nunca foi conseguido pelos anteriores dirigentes da instituição a qual o mesmo preside, pois em seu mandato, o mesmo inovou e comprovadamente, é aberto ao dialogo e a conciliação, e pode ser protagonista de algo que demarque uma nova história nestes 120 anos da mais antiga Guarda do Brasil, uma coisa é certa, nunca o sindicato a que preside, teve tanto respeito, consideração e valor, seja pelos membros da categoria, pelas autoridades, os meios de comunicação, pelos parlamentares, bem como pela gestão municipal. Somos cientes de que o mesmo vem passando por alguns problemas, e quem não está? Às vezes eles podem ser de natureza familiar, de saúde, pessoal, stress, dentre outros. Inclusive na última reunião da Comissão o mesmo não pode participar, pois estava recompondo a sua saúde. Mas na próxima terça-feira encontra-se agendada uma nova reunião e haverá uma mesa setorial da Prefeitura, temos muitas expectativas! Aproveitamos para demonstrar o vídeo no YouTube do pronunciamento de alguns guardas na assembléia da quinta-feira(23), inclusive o SI Valença que lembrou a pauta da assembléia da próxima quarta-feira(29) ás 09h na Agis, a Decretação do Estado de Greve.
        Endereço no YouTube: : http://youtu.be/UHPDY28BzvE





Nova Assembléia Sindsepre
Segunda(27) ás 09h na Prefeitura


        Será realizada uma nova assembléia do Sindsepre nesta segunda-feira (27) ás 09h na sede da Prefeitura, na pauta a Campanha Salarial 2013 – Proposta de reajuste da prefeitura e deliberações da última assembléia Sindsepre realizada na quinta-feira (23) onde a maioria presente decretou Greve por tempo indeterminado.






Sexta-feira(24) na
Mesa de Negociação
Prefeitura propõe 6,49%
para Novembro


        Na mesa de negociação salarial da campanha 2013 em sua 3ª reunião, a Prefeitura propôs reajuste salarial de 6,49% para todas as categorias, para o mês de Novembro/2013 sem retroativo, mas abre mesas de negociações salarias por categorias, a da Guarda Municipal é a segunda agendada, ocorrerá na terça-feira(28) ás 09h.


       

Secretário de Administração
Marconi Muzzio
recebe representantes
da Guarda Municipal


        Ocorreu na sexta-feira(24) o Secretário de Administração Municipal – Marconi Muzzio, que também é servidor público, oriundo do T.C.E. – Tribunal de Contas da União, e o Secretário Executivo da pasta – Joaquim, que também é servidor, sendo do nosso município, receberam no gabinete do Secretário representantes da Categoria Guarda Municipal, na Pauta: PCCV e Campanha Salarial 2013.  Se fizeram presentes o GM Alexandre Fook – Presidente da Agis, o SI Reinaldo Valença – Presidente do Sindguardas, o SI Ewerson, o GM Leitão, o GM Dos Anjos e o GM Araruna, todos membros da Comissão do Plano de Cargos. Anexo fotos do momento.






Vale ressaltar que mesmo com a Decretação de Greve pela Assembléia do Sindsepre, realizada no último dia 23, onde devido a prazos a mesma só iniciará na segunda-feira(27) após nova assembléia do Sindsepre, algumas categorias, inclusive a Guarda ficaram de fora, sendo a primeira a externar tal situação, e na assembléia os representantes, justificaram os motivos, que vão desde a uma assembléia que será realizada na próxima quarta-feira(29) com pauta exclusiva a Decretação do Estado de Greve, há situações de que o dialogo ainda existe, a opção de Greve, é importante, legal e um recurso a ser utilizado na hora certa, pois geralmente é utilizado em momentos que tirando ingredientes, tais como: questões políticas/partidárias, de divergências de centrais sindicais, proximidades de eleições sindicais, e/ou questões pessoais, de revanchismo eleitoral, dentre tantas outras possíveis, mas sendo um instrumento indicativo que limita um antagonismo entre proposituras, sem cessão de ambos os lados, sem possibilidades de acordo ou sensatez, bem como quando as portas se fecham para o dialogo e o bom senso, fato que em nossa opinião na quinta-feira(23) ainda não tinha ocorrido, foi ressaltado também que diante da existência de negociações em curso, pois havia uma mesa de negociação agendada para ocorrer no outro dia, e na mesma, mesmo que não tão boa mais ocorreu uma propositura da Prefeitura, bem como sob a avaliação de que a Guarda Municipal, é a primeira categoria nesse ano a ter a possibilidade após 120 anos de sua existência, onde nunca se esteve tão perto de podermos ter um Plano de Cargos e Carreira, onde todo estudo de impacto financeiro já foi realizado, bem como no mesmo, elenca a requalificação e reconhecimento do nível profissional da categoria, que nos três últimos concursos – 2002, 2007 e 2011 requer nível médio, mas não recebe o piso salarial pago pela prefeitura para este nível de ensino exigido no certame, inclusive no edital há exigência de um curso de formação de 3 meses, e este restringe a analogia apenas a outras três outras categorias da prefeitura que recebem o nível médio e realizam mesmo modelo de formação, e nesse sentido a média dos vencimentos de tais pisos é de R$ 1.070,00.
        Alguns colegas de farda apontaram queixas, que neste momento vale apena ressaltar que no ano passado várias categorias tiveram seus reajustes diferenciados, os auditores seu plano de cargos e carreira aprovado, o dos médicos também é bem recente, o pessoal da saúde e da educação, as atualizações foram realizadas em seus planos, os músicos foram contemplados, mas não respingou nenhum centavo destas categorias para a Guarda, bem como nas mobilizações realizadas desde 2011, não lembramos de ter visto servidores de outras categorias com assiduidade nas mesmas. O discurso de que os Guardas teem que se mobilizarem para os outros seguimentos garantirem suas conquistas é muito humano e solidário, mas sob o égide da transparência e da consciência, cadê a reciprocidade?




Comissão do PCCV se Reúne
na terça-feira(28)

        A Comissão de Servidores do PCCV_CMR se reunirá na terça-feira(28) durante todo o dia na sede da Associação, na pauta todo movimento com relação ao Plano de Cargos e Carreira.





Guardas Municipais se
Encontram em Delegacia

        Foi cotidiano desde a terça-feira(21) até a sexta-feira(24) a visita de Guardas Municipais, que foram convidados 17, sendo 9 participantes do PCCV, a Delegacia da Av. Rio Branco, trata-se de uma denuncia sobre um suposto e-mail contendo dados de ameaça. Familiares, colegas e amigos dos guardas questionaram qual motivo de irem a Delegacia. Fotos da sexta-feira, dos GM´s Frederico, Dos Anjos e Araruna, os dois primeiros estudantes de Direito e o último Engenheiro Civil.







Oração e Prece

        Os Guardas Municipais do Recife permanecem tendo fé, e orando para que seu maior objetivo coletivo seja conquistado – O Plano de Cargos e Carreira. Anexo fotos de oração na sexta-feira(24).







Pra refletir - O Analfabeto Político


“O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, não participa dos
acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, 
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato 
e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e
estufa o peito, dizendo que odeia política.
Não sabe o imbecil que de sua ignorância nasce a
prostituta, o menor abandonado, o assaltante 
e o pior de todos os bandidos, que é o 
político vigarista, pilantra, o corrupto e
o explorador das empresas nacionais e multinacionais”. 
Bertolt Brecht




Melhores notícias e fotos nosso Blog:

Atenciosamente,




Comissão de Servidores
do PCCV_GCMR